sexta-feira, 13 de abril de 2012

As atividades da "Semana do Livro e da Leitura", pelos alunos do 1.º ciclo


Visita da escritora Margarida Botelho

No decorrer da semana da leitura e do livro, no dia vinte e dois de Março, os alunos da turma do 2º A tiveram contacto com a escritora / ilustradora Margarida Botelho.

Os alunos assistiram entusiasmados à dramatização, realizada pela referida autora, de uma das suas obras (Eva). No final da história, alguns alunos tiveram oportunidade de realizar o jogo que vem inserido na obra.

De seguida, cada aluno construiu um fantoche, semelhante aos que a escritora / ilustradora Margarida Botelho constrói para demonstração das personagens das suas obras.

Finalizou-se com uma sessão de autógrafos e o agradecimento à escritora / ilustradora Margarida Botelho, uma vez que atividade decorreu muito bem e foi enriquecedora para os alunos.



Na escola básica de Távora, os alunos da turma B do 2º ano contaram com a presença da escritora Margarida Botelho na semana da leitura. A autora já era conhecida por alguns dos alunos que tinham comprado livros da sua autoria: “Coleção” e “Eva”.
A autora visitou a nossa escola e a nossa turma juntou-se com a turma A do 2º ano para ouvir contar a história “Eva”. Nesta história a Margarida Botelho fala de duas meninas: uma que morava em Moçambique e outra que vivia em Portugal. Com este conto nós aprendemos que há muitas diferenças entre estes países, pois uma menina tinha tudo e outra quase nada. A menina que vivia em Portugal tinha um livro de escola só para ela e a outra tinha de partilhar com todos os colegas da turma; uma comia frango no microondas e a outra galinha com côco ralado e amendoins cozinhada numa fogueira; uma bebia água canalizada e a outra bebia do poço... Apesar destas diferenças elas eram muito alegres e felizes.
No livro a autora inventou um jogo para elas se conhecerem. Nós jogamos esse jogo fingindo que eramos as personagens.
A Margarida Botelho era muito divertida e enquanto contava a história fazia caretas e piadas, até nos molhou com um pouco de água. Ela ensinou-nos que em Moçambique “mata bicho” significa  pequeno almoço.  
Depois da hora do conto aprendemos a fazer um fantoche de arame com fita adesiva amarela onde colamos a nossa fotografia. É assim que esta escritora faz as ilustrações do seu livro.
Foi muito divertida esta actividade da semana da leitura. No final até pedimos autógrafos à autora Margarida Botelho que o fez com muita simpatia. Na dedicatória ela escreveu o seu nome e fez um pequeno desenho: a Eva a comer mangas para quem tinha a obra “Eva” e um menino sentado numa mesa para quem levava o livro “Coleção”.
Foi um dia em que trabalhamos de forma diferente e com alguém diferente e único: a escritora Margarida Botelho.

1 comentário:

  1. O blog da BE melhorou, mas temos que fazer ainda melhor na forma como colocamos as notícias. Vamos a isso, somos capazes de fazer ainda melhor.

    ResponderEliminar